Belo Horizonte / MG - sexta-feira, 19 de abril de 2024

A consulta

Como aproveitar melhor o tempo da consulta médica

 

Durante uma consulta médica, é freqüente que os pacientes ou o próprio médico desviem do assunto em questão e discutam pontos não tão importantes para o esclarecimento da doença.

Por isso preparamos algumas orientações para que você, paciente, possa aproveitar melhor o tempo que passam com os médicos.
O que é uma consulta médica?
Consultar um médico significa obter informações a respeito de algum problema de saúde. Você será questionado sobre uma série de coisas e deve dar as respostas bem objetivas e sinceras sobre o problema em questão. Veja algumas dicas para uma boa consulta.
Horário
 Nunca chegue atrasado. O seu horário de consulta é fixo. Caso essa seja a sua primeira consulta, chegue 10 a 15 minutos adiantado para preenchermos a sua ficha. Isso evitará que o seu tempo de consulta seja gasto com burocracias. Se houver atraso na sua chegada, haverá uma diminuição do seu tempo de consulta. Da mesma forma, chegar muito adiantado também poderá causar transtorno nas acomodações e horários de funcionamento do consultório. Programe-se para chegar na hora marcada ou alguns minutos antes.

 

Desmarcação de consulta

Caso haja algum imprevisto que o impossibilite de comparecer à consulta, por favor, comunique-nos o mais rápido possível. Esse gesto permitirá que outro paciente consulte no seu horário, evitando que a agenda fique muito cheia e haja prejuízos pra os médicos e os pacientes. Desmarcar uma consulta de última hora não permite que outro paciente seja comunicado e chegue à consulta em tempo hábil. Desmarque a consulta por telefone e nunca por e-mail.

 

Documentos

Não se esqueça de levar o seu documento de identidade e, no caso de uma consulta por convênio, os documentos dele (“carteirinha do convênio”). O esquecimento deles pode impedir que se a sua consulta se realize.

 

Acompanhantes
O acompanhante só é necessário se puder dar informações úteis sobre o paciente. Caso contrário, pode haver até um certo constrangimento na presença de acompanhantes não familiarizados com o problema.
 
Cronologia
Procure fazer um resumo do seu problema antes da consulta. Coloque os fatos em ordem cronológica, do início do quadro até o dia da consulta. Se possível escreva, para não esquecer.

Medicação
Anote todos os medicamentos que você toma habitualmente ou tomou durante o período em que esteve adoentado, mesmo se, aparentemente, não tenham relação com o quadro. Se possível, leve as receitas destes medicamentos.

Exames
Leve todos os exames relacionados à sua doença atual. Nunca jogue fora exames antigos, mesmo os normais. É muito importante saber que, naquela época, você estava bem. Assim, o médico pode ter uma idéia aproximada da época de instalação da doença.

Dúvidas
Esclareça todas as suas dúvidas na consulta. Se precisar, anote o que o médico lhe disse, para evitar telefonar e perguntar o que já foi discutido.

Lembre-se
O resultado do tratamento depende de você, de suas informações, de sua dedicação em tomar a medicação e dos cuidados recomendados.